A primeira cirurgia cardíaca em Santa Rita do Sapucaí ocorreu em 1973 e foi realizada pelo Prof. Dr. Elias Kallás, renomado cirurgião cuja competência é reconhecida nacional e internacionalmente.

O Prof. Dr. Elias Kallás ocupa a Cadeira 9 desta Academia.

Veja a seguir algumas fotos relacionadas ao histórico evento.

Estas memórias foram resgatadas pelo jornalista, escritor e historiador Carlos Romero Carvalho, também membro desta Academia, na qual ocupa a Cadeira 18.

À esqierda.Dr. Zerbini conversa co, o Prof. Fredmarl Leão.

Construção do Centro Cirúrgico.

Dr, Elias Kallás e Dr. Otoni Moreira Gomes, titular de cirurgia cardíaca na UFMG.

O Dr. Kallás que, aos 88 anos, continua a exercer a medicina, reagiu imediatamente à divulgação das fotos: “Prezado confrade Carlos Romero. Acabo de reavivar a memória contemplando fotos que você, jornalista perspicaz que é, coletou e nos trouxe a tona acontecimentos idos, que lá se vão apagando, dos primórdios da cirurgia cardíaca na nossa região.

Confesso que tocou- me o coração rever figuras amigas que já se foram ao mesmo tempo que me alegrei contemplando outros que ainda insistem estar entre nós como o grande anestesista Alencar (100 ), e eu mesmo aproximando dos 90. Alegro-me em constatar que o projeto foi vitorioso.

Anos após inspirou o surgimento de vários serviços no Sul de Minas e hoje contamos com aproximadamente 4.000 intervenções realizadas apenas no HCSL , Pouso Alegre, e o primeiro transplante do coração em Itajubá talvez pioneiro no interior de MG . A história é longa. Um grande abraço 

O Professor José Antônio Justino Ribeiro, doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, ocupante da Cadeira 12 desta Academia acentuou a importância da informação divulgada pelo Acadêmico Carlos Romero: “Documento histórico da mais elevada importância em nossa região.

Deveria integrar o acervo da ALCA e dos departamentos históricos da cidade e da região. Lembro-me do facto, mas, sem esses cuidados, nossos pósteros irão desconhecê-lo.”

Parabéns ao Acadêmico Carlos Romero Carvalho pelo trabalho realizado.