Labib José Kallás
CADEIRA #01
O acadêmico LABIB JOSÉ KALLÁS (Ciências) é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Una de Belo Horizonte (turma de 1973). Iniciou sua experiência profissional na Minas Caixa por 10 anos onde atuou principalmente no Sistema Financeiro de Habitação (SFH/BNH) financiando casas populares.
Posteriormente foi selecionado para trabalhar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos onde atuou por 35 anos principalmente na Gerência Comercial da Diretoria de Minas Gerais. De 1990 a 1995, no governo Itamar Franco, atuou como Diretor Econômico e Financeiro das Telecomunicações de Minas Gerais (TELEMIG) na época em que houve a implantação da telefonia celular no Estado.
Retornando à Santa Rita em 1996, elegeu-se vereador quando lhe coube a oportunidade de ser autor do projeto de trazer água e esgoto tratados para a cidade (COPASA). Aposentado, graduou-se em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) em 2010, obtendo a Carteira da Ordem de Advogados do Brasil aos 63 de idade.

DELFIM MOREIRA DA COSTA RIBEIRO:
Presidente do Brasil – de 15/11/1918 a 28/ 07/1919 07/11/1868 – Cristina, Minas Gerais 10/06/1920 – Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais
Delfim Moreira da Costa Ribeiro nasceu em 7 de novembro de 1868 no município de Cristina, em Minas Gerais e estudou no seminário de Mariana. Pertenceu à geração dos republicanos históricos, formados em 1890 na Faculdade de Direito de São Paulo.
Começou a carreira como promotor público nas cidades mineiras de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre. Ingressou na política como vereador e, em seguida, foi eleito deputado estadual de 1894 a 1902. No governo de Francisco Antônio Sales, assumiu a Secretaria do Interior de seu Estado. Chegou à Câmara Federal em 1908, mas renunciou no ano seguinte para voltar à secretaria.
De 1914 a 1918, ocupou o cargo de presidente (equivalente atualmente a governador) de Minas Gerais. Eleito vice-presidente da República para o mandato de 1918 a 1922 chegou à presidência em novembro de 1918 no lugar do titular Rodrigues Alves, que morreu vítima da gripe espanhola.
Delfim Moreira assumiu o cargo, mas, também com problemas de saúde, delegou a maioria de suas funções ao titular da pasta da Viação, Francisco de Melo Franco. Em maio, Delfim Moreira presidiu as eleições para a escolha de um novo mandatário. Dois meses depois, entregou o governo a Epitácio Pessoa, então chefe da delegação do Brasil na Conferência de Paz de Versalhes, na França, que oficializou o fim da 1ª Guerra Mundial.
Sua eleição para a presidência da República deu continuidade à República do Café-com-Leite, pela qual São Paulo e Minas Gerais garantiam para seus políticos o exercício alternado da presidência da República. Morreu em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, em 1920.
Com informações do Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República.
N/A.
