VICTOR HUGO NEIRA MUÑOZ
CADEIRA #05
O Acadêmico VICTOR HUGO NEIRA MUÑOZ (Artes), nascido em Santiago de Chile em 27 de junho de 1943, desde cedo começou a mostrar sua vocação pelas artes, desenho, pintura, ilustração, histórias em quadrinhos, cartoons, charges, caricaturas, retratos e criação de textos, publicitários, crônicas, contos, romances…
Viu seus trabalhos publicados em diversos jornais e revistas no Chile, Paraguai e Brasil. Fez o Curso de Contabilidade com especialização em Comércio exterior em Terceiro Grau pelo Instituto Superior de Comercio (1963) e cursou Programação Plena no Centro de Ciências da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Chile (1973). Que foi interrompido pelo Golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, que o prendeu sem razão e o confinou e torturou no Campo de Concentração Estádio Nacional.
Por não suportar as pressões posteriores à prisão, saiu do Chile e após breve passagem pela Argentina e o Paraguai, chegou ao Brasil em 27 de janeiro de 1975.
No Brasil foi professor de Espanhol, Artes, Programação visual e Palestrante.
É membro da ALCA desde 26 de maio de 2007, exerceu a vice-presidência em 2010-2011 e foi presidente por dois períodos: 2011-2012 e 2012- 2013. Com 70 anos publicou seu primeiro romance, Reconstituição Vital (A segunda vida de Franz) e como livro virtual pela Amazon o romance Tatuagens de Sangue (A maldição da tatuagem).
Está com quatro livros em fase final de preparação.
JOSÉ DE ALMEIDA PAIVA
Nasceu em Santa Catarina, hoje Natércia – MG, em 24 de julho de 1907, filho de Augusto Ribeiro de Paiva e Albertina de Almeida Paiva.
Fez o curso primário na cidade natal e o então denominado “curso ginasial” no Instituto Moderno de Ensino – IME, em Santa Rita do Sapucaí, onde mais tarde foi professor de História e Geografia.
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1929, depois de ter cursado os três primeiros anos no Rio de Janeiro, na época Capital Federal.
No dia 14 de novembro de 1933 casou-se, em Santa Rita, com a santa-ritense Maria Vera Cruz de Andrade Paiva, mais conhecida como Dona Marice.
Exerceu a advocacia por mais de 30 anos em Santa Rita, Pouso Alegre, Itajubá, Natércia e outras comarcas do sul de Minas.
Foi presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB de Pouso Alegre.
Foi advogado do Banco Santa-ritense, posteriormente incorporado pelo Banco Nacional S.A., e também do Banco da Lavoura, depois Banco Real, por muito tempo.
Ocupou o cargo de redator-chefe do jornal “Santa Rita Jornal”, de 1931 a 1936.
Por longos anos prestou assessoria jurídica ao Coronel Francisco Moreira da Costa (Sr. Chico Moreira) e, mais tarde, à filha dele, D. Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá Moreira), destacando-se a elaboração dos atos constitutivos da “Fundação Mindoca Rennó Moreira”, mantenedora da Escola de Eletrônica de Santa Rita.
Em 1956, passou a se dividir entre Santa Rita e o Rio de Janeiro, para exercer nesta cidade o cargo de advogado-chefe do Departamento Jurídico do Banco Nacional e, a partir de 1960, o cargo de Consultor Jurídico do mesmo banco.
Vários de seus trabalhos jurídicos foram publicados em revistas especializadas, tais como “Revista dos Tribunais” e “Revista Forense”, quando esta era de propriedade do grande jurista e político de destaque nacional Bilac Pinto, avô do atual deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto (Olavinho).
Participou da diretoria da “Revista Forense” durante muitos anos.
Licenciou-se do Banco Nacional para assumir, a partir de 21 de março de 1961, o cargo de Diretor Legal das Centrais Elétricas de Minas Gerais – CEMIG, por indicação do Governador do Estado à época, Dr. José de Magalhães Pinto.
Permaneceu na CEMIG até 1975, ou seja, por mais de 14 anos, tendo exercido na empresa, além do cargo de Diretor Legal, os cargos de 2º Vice-Presidente e 1º Vice-Presidente.
Faleceu em 16 de dezembro de 1986 com 78 anos, tendo sido sepultado no cemitério Parque da Colina em Belo Horizonte.
Fonte:
José Augusto Paiva – filho de José de Almeida Paiva.
Interveniência de Ana Elisa Valim Andrade (Santa Rita do Sapucaí).
Algumas obras:



PARCEIROS:
Copyright © 2025 Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí (ALCA-SRS). Todos Direitos Reservados.
