Elias Kallás

CADEIRA #09

O Acadêmico ELIAS KALLÁS (Ciências) é médico formado pelo UFMG em 1959. Fez seu estágio médico no Hospital Felício Roxo em Belo Horizonte e então passou a exercer medicina em Santa Rita do Sapucaí.

Aqui além de médico, teve uma experiencia como empresário ao fundar a Fábrica de Artefatos de Vidro (bolinhas de árvores de Natal). Foi proprietário do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Antônio Moreira da Costa até 1982.

No início dos anos 1970, participou como bolsista do curso de Cirurgia Cardíaca e Torácica do Prof. Euclides de Jesus Zerbini, em São Paulo, tornando-se o primeiro cirurgião torácico em atividade no sul de Minas.

Nesta mesma época fez diversas cirurgias cardíacas com extracorpórea no pequeno hospital de Santa Rita do Sapucaí num infrutífero esforço para implantar alta complexidade naquela instituição.

Em 1975, tornou-se também cafeicultor. No final desta mesma década, firmou-se como baluarte do Hospital Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre e abandonou suas atividades em Itajubá, MG.

Realizou os primeiros transplantes de Rim do Sul de Minas. Em 2000, associa-se como sócio do Hospital Maria Thereza Rennó, em Santa Rita do Sapucaí para criar as condições para o Projeto de Engenharia Biomédica do Vale da Eletrônica.

Em 1992, mudou-se definitivamente para Pouso Alegre e em 2008 iniciou o serviço de cirurgia cardíaca no HCSL com seu genro Alexandre Hueb.

Patrono: ALOISIO RIBEIRO

Nasceu em Santa Rita do Sapucaí em 17/06/1932 , filho de Martiniano Ribeiro e Nadir Ribeiro.

Foi músico, poeta e compositor, tendo inclusive participado como jurado em  Concursos de Música Sertaneja no Sul de Minas. Teve atuação relevante  em diversas instituições desta cidade:

  • membro da Sociedade dos Amigos de Santa Rita;
  • membro do Conselho Deliberativo do Centro Operário Santarritense;
  • membro do Conselho Deliberativo da Sociedade José do Patrocínio;
  • membro do Conselho Deliberativo da Fundação Educandário Santarritense;
  • membro do Conselho Deliberativo do Santa Rita Country Club;
  • membro do Conselho da Sociedade de Assistência aos Inválidos (Asilo);
  • membro do Conselho do Secretariado Diocesano,  com foco na promoção dos “Encontros de Casais”;
  • membro da Diretoria da Lira Santarritense;

Foi ainda Secretário da Câmara de Vereadores. Juiz de Paz da Comarca e funcionário da Cooperativa Regional  Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí. Publicou  o livro “Meus Versos para Você”, mencionado no Anuário Poetas do Brasil de 1983.

Foi casado com Izaura Teixeira Ribeiro; o casal teve dois filhos: Stephan e Hermann. Faleceu em 14/11/1995.