Marlene Maria Maia Carneiro
CADEIRA #13
A Acadêmica MARLENE MAIA DIAS CARNEIRO (Letras) nasceu em Ribeirão das Neves, MG, filha de Henriqueta Maia Dias e José Nogueira Dias.
Na adolescência veio morar em Santa Rita do Sapucaí, casou-se aos 19 anos com José Alfredo Carneiro; o casal teve cinco filhos, Cursou Administração Hospitalar na Faculdade de Administração e Informática (FAI) mas não exerceu a profissão.
Teve papel chave na instalação em Santa Rita da papelaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que fornecia material escolar a preço de custo para os estudantes; chefiou por oito anos o Posto de Atendimento do Instituto Nacional Nacional de Previdência Social (INPS) na cidade.
Em 1989 foi eleita vereadora, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo em Santa Rita do Sapucaí; foi também a primeira mulher a presidir a Câmara, Vale lembrar que em 1990 o papel da mulher na política era ainda incipiente.
No Congresso, por exemplo, 95,5% dos deputados federais e 100% dos senadores eram do sexo masculino, nas eleições seguintes candidatou-se à Prefeitura e depois â Assembleia Legislativa mas não foi eleita.
Em 1996 foi novamente eleita vereadora.
Marlene é também uma artista de vários dotes: pintora, desenhista, artesã e escritora.
Patrono: MARIA JOSÉ RAPOSO LIMA