Augelani Maria Parada Franco

CADEIRA #15

N/A.

Patrono: EDMUNDO PRADO MOREIRANasceu em Alfenas e foi registrado em Machado, em 30 de maio de 1901.Estudou as primeiras letras, com os pais Joaquim Leopoldino de Souza Moreira e Eurídice do Prado Moreira na Fazenda do Jambo, em Machado. Iniciou os estudos, curso primário em 1912 no Grupo Escolar Cel José Bento.

Foi transferido a partir de 1913 para Santa Rita do Sapucaí, para estudar no recém formado Instituto Moderno de Educação e Ensino. Em 1920  ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.

Especializou-se em obstetrícia, como interno por 2 anos, e formou-se em 1925. Iniciou sua função de médico em Cachoeira de Minas, onde permaneceu por apenas 1 ano (1926).

Transferiu-se para Santa Rita do Sapucaí em 1927, onde se casou com Maria Andrade Moreira em 19 de janeiro de 1.927.

Desta união, Dr Edmundo teve 5 filhos: Eurídice Maria, Edmundo, Eluiza, Carlos, Levy e Marilisa. Iniciou sua frequência no antigo Hospital Antônio Moreira da Costa em fevereiro do mesmo ano.

Três anos após, o Hospital fechou as suas portas em estado de verdadeira falência. Designado interventor pelo então prefeito,  conseguiu verba federal até reabrir as portas da instituição, quitando todas as dívidas.

Com um grupo de colegas do qual o provedor era José Palma Rennó, constituiu uma comissão construtora para fazer uma nova sede para o hospital, que foi inaugurado em 1944.

Atuou como obstetra, auxiliar de cirurgia e clínico geral por todo o espaço de 63 anos; foi clínico geral e obstetra no Sindicato Rural, onde montou uma pequena farmácia com amostras.

Médico de higiene da prefeitura por muitos anos, mandava creditar seus vencimentos para a Caixa Escolar da Escola Normal.

Foi professor da Escola Normal de Santa Rita do Sapucaí, por 25 anos,  ministrando as disciplinas de história, filosofia da educação e sociologia educacional.

Na década de 70, após ficar viúvo, casou-se com Stella Paiva.

Da segunda núpcias, Dr Edmundo teve mais 3 filhos, sendo eles Stella, Luiz Edmundo e Lucas.

Foi vereador por 2 legislaturas, membro da Sociedade dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí e membro da Academia de Letras, Ciências e Artes.

No seu jubileu de ouro, em 1975, foi homenageado pela Associação de Medicina de Minas Gerais e recebeu também o título “de cidadão santarritense”, conferido pela prefeitura.