Evandro Carvalho Silva

CADEIRA #24

N/A.

Patrono: DALMO AZEVEDO MARQUES Nasceu na cidade de Santa Rita de Cássia, atualmente Cássia, estado de Minas Gerais, em 22 de novembro de 1913.

Filho de Cincinato Marques de Azevedo e Anália Ferreira de Azevedo.

Ainda criança, sua família mudou-se para Santa Rita do Sapucaí, onde estudou até o ensino médio, mudando-se, depois, para Belo Horizonte/MG, onde cursou a Faculdade de Direito.

Dalmo foi promotor de justiça nas cidades mineiras de Camanducaia e Elói Mendes, advogou em São Gonçalo do Sapucaí, e posteriormente, em São Paulo, tornando-se depois fazendeiro no Município de Itu, interior de São Paulo.

Foi em Santa Rita do Sapucaí, ainda jovem, que iniciou sua vida literária e cultural, organizando eventos estudantis, como a festa da Rainha dos Estudantes, peças de teatro e encontros culturais.

Durante sua vida circulou no mundo das artes, desenhava, fez várias pinturas sobre tela, escrevia poesias, peças de teatro e colaborava, regularmente, nos jornais da cidade e região.

Fez sua estreia literária na Antologia Poética de Pinheiros, do Grupo Editorial Scortecci, no ano de 1985. Gostava de ler e contar “causos” como todo bom mineiro.

Dalmo, faleceu em 24 de julho de 1996, aos 83 anos de idade.

N/A.