Ândrea Falsarella Pedroni

CADEIRA #37

A Acadêmica ÂNDREA PEDRONI FALSARELLA (Artes) é formada em Educação Física pela UNIVÁS e Filiada a Royal Academy of Dance .

Seu extenso currículo possui aulas na Escola Municipal de Bailados da cidade de São Paulo, atuação como bailarina na Cia de Dança Jaime Arôxa, participação em vários programas de televisão, mais de 70 premiações em Festivais de Dança Nacionais e Internacionais.

Dirige sua academia desde 1993 anos e já produziu e dirigiu mais se 30 espetáculos de Dança.

Difusora da Arte da Dança e de um Ensino de Excelência na nossa região, sempre em busca de oferecer o melhor para seus alunos e sua Equipe. Saiba mais.

Patrono: WALTER TELLES Nasceu em Santa Rita do Sapucaí em 28 de abril de 1912, filho de Feliciano Marques Pereira Telles e Joaquina Marques de Azevedo.

Tinha 15 anos quando conseguiu autorização especial para fazer o vestibular, numa época em que a lei exigia um mínimo de 16.

Formou-se em Medicina em 1933, pela então Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (FNMUB), atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Começou a carreira como higienista da Prefeitura Municipal de sua cidade natal. Casou-se em 28 de outubro de 1935 com Zaide Costa (1917-2001), natural de Varginha.

O casal teve dois filhos, o também médico Dr. Werther Stênio Telles (1936-1992) e Clarisse Telles.

No início da década de 1940, niciou suas atividades como professor, assumindo o cargo de assistente de ensino na FNMUB, onde chegou a livre-docente e depois catedrático da cadeira de Puericultura e Clínica da Primeira Infância.

Exerceu também atividades de pesquisa no Instituto de Microbiologia dests. Também no início da década de 1940, ingressou por concurso no quadro de profissionais do Hospital Infantil Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, instituição da qual chegou a Diretor.

O Dr. Walter Telles escreveu diversos artigos científicos para o Jornal da Pediatria, abordando temas como eritroblastose fetal, obstrução intestinal por áscaris.

Livros de sua autoria, dirigidos ao público em geral,  como “E agora, mamãe? – cartas sobre a criação do bebê” (1947) e “Manual Prático de Pediatria de Urgência” (1952), tornaram-se livros de cabeceira para gerações de mães.

Foi Tesoureiro, Vice-presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria na gestão 1968/1969. Idealizou, juntamente com o também ex-presidente da SBP Álvaro Aguiar e o executivo Oswaldo Ballarin, uma grande reciclagem profissional, os Cursos Nestlé de Atualização em Pediatria organizados de forma itinerante por ele, desde 1956.

Ao se aposentar, em 1972, tornou-se professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Faleceu dia 05 de março de 2002 no Rio de Janeiro e foi sepultado em Santa Rita do Sapucaí.

N/A.