Sobre
História da Academia
A Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí (ALCA-SRS) é uma Associação Civil sem fins lucrativos fundada em 28 de setembro de 1985. A ALCA tem como objetivo congregar os esforços de todas as pessoas que se interessam pelo cultivo da língua e da literatura nacionais, pelo desenvolvimento da cultura científica e das artes.
Clique abaixo para baixar a edição histórica da academia.

Homenagem
IDEALIZADOR DO ESCUDO DE ARMAS DA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Coronel Newton Meyer Azevedo
O Coronel de Artilharia Newton Meyer Azevedo nasceu em 4 de dezembro de 1936, em Pouso Alegre – MG, filho do General de Divisão Newton Marques de Azevedo (natural de Santa Rita do Sapucaí, que fez sua carreira militar no setor de saúde, tendo sido Diretor do Hospital Militar no Rio de Janeiro), e da farmacêutica e poetisa Augusta Jandyra Florence Meyer.
Após ter cursado o ensino fundamental em Pouso Alegre, seguindo sua vocação, ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e depois na Academia Militar de Agulhas Negras. Declarado Aspirante a Oficial em 1961, foi servir no 2º RO 105, em Itu-SP. Na vida militar, pós-graduou-se em Foto-Informação e Comunicação Social. Já no posto de Major, cursou a Escola de Comando e Estado Maior, doutorando-se em Altos Estudos Militares, para acesso ao generalato. Desempenhou diversas funções em quase todo o território brasileiro, coroando sua carreira como primeiro pouso-alegrense a comandar o 14º GAC –Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Fernão Dias (antigo 8º RAM – 8º Regimento de Artilharia Montada), onde seu pai havia servido décadas atrás.
O Coronel Meyer, como era conhecido, passou para a reserva em 1990. Newton Meyer Azevedo foi um renomado poeta, trovador, cordelista e sonetista, tendo publicado diversos livros, entre os quais “Casarão da Saudade”, que contém 1.400 trovas e inúmeras fotografias. Tinha também grande talento nas Artes Plásticas e o Escudo de Armas Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí – ALCA, foi Idealizado por ele; nesta Academia é patrono da cadeira nº 55. Ao longo de sua vida, recebeu diversos prêmios e homenagens por suas contribuições literárias. Ele é lembrado como um dos grandes poetas de sua geração, com uma obra que continua a inspirar novos escritores e leitores. Era titular da Cadeira nº 5 da Academia Pousoalegrense de Letras.
FALECEU EM 3 DE MAIO DE 2006, EM POUSO ALEGRE – MG